quinta-feira, novembro 22, 2012

Ser grato

Grateful



Há uma bênção celta que diz "descansa e sê grato"; ser grato requer algum exercício, de educação emocional, mental e espiritual, requer ação, afinal somente poderemos ser gratos se algo aconteceu, por mais simples que for, seja direta ou indiretamente para com nós, de nós, para com nosso coletivo, com nosso mundo. Sendo uma ação reflexiva, contemplativa ou de movimento [pensar é movimento, sentir é movimento], ser grato é uma ação, de resposta, de emanação.

Creio que por reunir tanto movimento, tanta ação, ser grato requer descanso, para sentar após uma árdua labor física ou não, e olhar ao feito, com contemplação permeada por aquela sensação única e intraduzível, de estar grata, grato. Sem essa parada de descanso, você não pode apreciar aquilo que lhe induz à gratidão. Seja qual for o motivo.

Eu mesma já experienciei diversas vezes, esse instante aonde sento, ou apenas paro e sinto uma imensa gratidão quanto ao dia, quanto à aquela emoção repentina que recai por ter lido algo, por ter dito algo, ou apenas por ver aos meus filhos sendo ser humanos do bem... E claro há aqueles grandes motivos para ser gratos, aquele eventos que impactam, vitórias, em suma, há macro e micro motivos, sempre para ser gratos.

Hoje na América do Norte se comemora um dia para ser grato, ou para esse movimento de ação de graças. Mesmo eu não sendo duma crença cristã, eu agradeço coisas assim, e sou muitíssimo grata por ter aprendido a ser grata, grata para com tudo: até mesmo grata com aquelas situações, experiências, vivências que sob um primeiro olhar ou impressão são sentidas como essencialmente negativas, ruins. Sem elas eu jamais poderia ter descoberto outras perspetivas, outros modos de agir, e de reconhecer perigos, aprender a desviar, a encarar de frente... A selecionar.  Tudo, tudo é construção imprescindível, para um dia, qualquer dia, sentar e ser grata.

Se podemos perder horas da vida em situações de stress, por quê não dispender um momento do dia, ou um dia do ano, para efusivamente ser gratos

Há pequenos rituais, que podem nos deixar uma imensa sensação, quase perene de paz e gratidão.

Pretendo hoje envolver minha pequena família nessa energia. Deixar gratidões em nosso altar, entoar frases e palavras de gratidão, agradecer [mesmo que não em presença física] a todos, todos em absoluto, os que já passaram em nossas vidas, e todos [inclusive os que findaram seus ciclos em nossa companhia bem ou não] devem ser por nós agradecidos, pois algum bem deixaram, em algum momento, e saber ser grato é essencial.

Descansa e sê grato,

Luciana Onofre

5 comentários:

pensados e proferidos