quarta-feira, novembro 21, 2012

Escudos inesperados



Arte Nivia Peggion


Na foto um tabuleiro para leitura de cartas, de Tarot, Lenormand, e Oráculos. 
Foi idealizado para isso, e para isso veio, em tese...

Não há como impedir um maravilhamento ante sua beleza, pela força das imagens, pela composição da ilustração, pela técnica em sua confecção.

Ou seja tanto pela sua função, como per se é uma peça belíssima, sem dúvida alguma. 
Fiquei por alguns dias fitando, analisando, captando, algo, um algo que esse círculo tentava me dizer; a principio eu pensei, "é algo muito masculino, será que com ele vou me entender?"... 
Seu colorido já tinha me agradado, as representações tanto podem ser compreendidas como Mayas, ou como Incas... Mesmo que com quase um continente de por meio entre ambas culturas, há na estamparia, iconografia passível de pertencer a ambas.

Então decidi que seu lugar era na parede do meu quarto, bem ao lado da minha cama. Não sei bem a razão disso, mas assim me veio à cabeça.

O colocamos ali, ao tabuleiro.
A primeira noite com ele ali foi muito estranha, não no sentido negativo e sim no sentido de ser uma noite permeada de sonhos quadrimensionais! Os sonhos que tive foram extremamente vivos, e com uma presença onipresente da energia daquele tabuleiro.  É como 'se' o tabuleiro quisera impregnar claramente um aviso: o que você está sonhando sou eu, há algo em mim que permitiu tudo ativar.

Passei quase uma semana sob o impacto desses sonhos, noturnos sempre, aonde eu tive essa certeza desde a primeira noite de que era um marco iniciático, um ciclo novo aonde minhas tendências oniromantes passavam a outro estágio, mais sinestésico, mais "realidades".

Além de ter ativado essa nova dimensão do mundo onírico, eu sinto, senti que ele possui uma outra ordem, uma outra potencialidade, a de escudo.

A imagem central em muito se assemelha a uma outra, a de Stheno, aquela Stheno, que entendo muito, em minha leitura pessoal, como uma proteção. É impossível afirmar se a imagem do escudo, é ou não feminina... Pode ser, como pode não ser. Mas eu entrevi, vislumbrei nessa imagem uma semelhança muito forte com Stheno. 

O tabuleiro mostrou-se então um escudo, e um portal onírico, um ativador de coisas que moravam comigo, e que agora se tornam quase palpáveis.

Luciana Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pensados e proferidos